Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

Gabinete.

 

 

Sala pequena, destinada de ordinário para trabalho, estudo ou leitura. Pequeno museu, colecção, ou exposição. Assim se designavam antigamente muitas colecções. Ainda nas princípios do século XIX eram notáveis as das ordens religiosas. Num Almanaque para 1820, vêem citados os seguintes: Gabinetes de física: do rei; da Academia Real das Ciências; da Universidade de Coimbra, da Real Casa de Nossa Senhora das necessidades; dos cónegos regrantes, no Real Mosteiro de S. Vicente de Fora; do marquês de Tancos; do visconde de Santarém; de José António de Almeida. 

Gabinete de medalhas e antiguidades: de Sua Majestade, da Academia Real das Ciências; da Real Biblioteca Publica; ao Museu Maynense, no convento de N. Senhora de Jesus; dos monges beneditinos; do marquês de Angeja, do visconde de Santarém; do bispo do Porto; de Luís Duarte Vilela Silva; de Francisco Moreira Alves; de Francisco Rodrigues Batalha. 

Acerca do Gabinete da Ajuda pode ler-se a descrição a p´gg. 108 do vol. I, deste dicionário: Ajuda (Colecção arqueológica de).

Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro, importante instituição da colónia portuguesa na Brasil, fundada em 1837.11 

Titulo geral de algumas obras literárias: Gabinete histórico, de frei Cláudio da Conceição, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume III, pág
. 651.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral