Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Manuel Luciano de Abreu Magalhães e Figueiredo

 

Magalhães e Figueiredo (Manuel Luciano de Abreu).

 

n.      1790.
f.       1839
.

 

Desembargador da Casa da Suplicação.

Nasceu em Sandomil, concelho de Seia, em 1790, sendo filho do desembargador do Paço João de Figueiredo, e de D. Ana Teodora de Abreu Pinto Magalhães, pertencente a uma das mais ilustres famílias da Beira por ser sétima neta do capitão­mor de Avô, Manuel Dias da Costa e de sua mulher, Susana Manuel, de quem descendem muitas das mais distintas famílias daquela província. 

O desembargador João de Figueiredo fez parte da Câmara dos Deputados em 1820-1822, e tomou assento nos Três Estados no braço da nobreza em 1828 por ocasião da aclamação de D. Miguel. Em 1834 emigraram para Londres, e de lá Manuel Luciano seguiu para Genebra a encontrar-se com D. Miguel, e daí mandou para Portugal os manifestos em que este príncipe protestava contra a convenção de Évora Monte, motivo porque lhe foi retirado o subsídio, que a mesma convenção lhe concedia. Pouco tempo se demorou ali, porque seu pai adoecia em Londres e aí morria em abril de 1836. 

De regresso a Portugal foi residir para Paranhos, concelho de Seia, onde faleceu em 1839 em casa de sua, irmã D. Ana Carolina de Abreu Magalhães e Figueiredo, casada com o morgado Francisco Jacome Freire de Vasconcelos, de quem são netos: Afonso de Albuquerque do Amaral e Cardoso, casado com uma sobrinha da marquesa de Rio Maior, antigo empregado da alfândega de Lisboa, e actualmente director de uma companhia de seguros na capital; D. Maria da Conceição de Albuquerque Bourbon, casada com Nicolau Nunes Ferreira, capitalista e negociante em Angola; e D. Ana de Albuquerque Bourbon, casada com António Carneiro de Sousa Lara, da firma Sousa Lara & C.ª, rico negociante em África.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume IV, pág.
752.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral