Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > D. José Maria Xavier de Lima, 3.º marquês de Ponte de Lima

Ponte de Lima (D. José Maria Xavier de Lima Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva, 17.º visconde de Vila Nova da Cerveira, e 3.º marquês de). 

 

n.      1 de novembro de 1807.
f.       21 de dezembro de 1877.

 

Comendador da Ordem de Cristo e cavaleiro da Ordem da Torre e Espada; 21.º senhor do morgado de Soalhães, 20.º do de S. Lourenço de Lisboa, e dos da casa de Mafra, par do Reino, alcaide-mor de Ponte do Lima, etc.

Nasceu em Almeida a 1 de novembro de 1807, faleceu a 21 de dezembro de 1877. Era filho dos 2.os marqueses do mesmo título.

Sucedeu na casa e no título de seu pai em 1822. Sendo nomeado par do Reino em 1826. Entrou no serviço militar como cadete do Regimento de Cavalaria n.º 4, fez no exército liberal as campanhas de 1827 e 1818, emigrou, passou às ilhas dos Açores, onde fez a campanha de 1831, e tendo seguido para o Porto em 1832, fez as campanhas desse ano e do imediato, como alferes de caçadores, portando-se com tanta bravura que D. Pedro o presenteou com uma farda, e, depois de concluída a guerra civil, quis nomeá-lo seu camarista, que o marquês recusou. 

Tomando em 1834 assento na Câmara dos Pares, foi por muito tempo secretário da câmara. Nos últimos anos da sua vida afastara-se completamente da vida pública. Era um perfeito original este homem, que nos campos da batalha tanto se salientou pelo seu valor. Dum desleixo incrível, deixara a sua magnífica fortuna arruinar-se completamente, a ponto que se podiam contar, através do reino, os seus palácios pelas ruivas que se encontravam. Tinha o maior desprezo pelas honrarias, vestia com uma simplicidade abaixo de tudo quanto se possa imaginar, tinha trens de aluguer, e por mais duma vez serviu ele próprio de cocheiro. Lisboa inteira o conhecia, e o considerava como um dos tipos originais da rua, quando o via passar com o seu chapéu de copa baixa e de abas largas, e uma grossa bengala. Era, contudo, homem muito inteligente e muito esmoler. 

Faleceu solteiro, deixando por sucessor seu irmão D. João Xavier de Lima e Vasconcelos Brito Nogueira Teles da Silva, que nasceu a 27 de fevereiro de 1813 e faleceu a 27 de junho de 1878.

 

 

 

 

Genealogia do 3.º marquês de Ponte de Lima
Geneall.pt

 

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume V, pág. 880.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral