Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > D. Bernardo José Maria Lorena e Silveira, 5.° conde de Sarzedas
Bernardo Silveira, 5.° conde de Sarzedas
Bernardo Silveira, 5.° conde de Sarzedas

Sarzedas (D. Bernardo José Maria Lorena e Silveira, 5.° conde de).

 

n.     20 de abril de 1756.
f.      janeiro de 1818.

 

Moço fidalgo com exercício nomeado em 3 de fevereiro de 1766; grã-cruz da Ordem de S. Tiago e comendador da de Cristo; capitão-general de Minas Gerais o vice-rei da Índia. 

Nasceu no Campo Grande a 20 de abril de 1756, faleceu no Rio de janeiro em 1818. Era filho de Nuno Gaspar de Lorena, moço fidalgo, veador da rainha D. Maria I, tenente-general, governador das Armas do Alentejo, etc., e de sua segunda mulher, D. Maria Inácia da Silveira. 

Em 1786 recebeu a carta de conselheiro, e a 19 de agosto desse mesmo ano foi nomeado governador da Capitania de S. Paulo no Brasil, cargo de que só tomou posse a 5 de junho de 1788. O seu governo durou nove anos, até 28 de junho de 1797, dia em que o entregou a António Manuel de Melo Castro e Mendonça, indo render o conde de Barbacena no governo da província de Minas. Ali fundou a cidade de Campanha, e, concluída em 1805, esta comissão, foi agraciado com o título de conde de Sarzedas, nomeado sucessivamente conselheiro, de capa e espada do Conselho Ultramarino, deputado da Junta e Administração do Tabaco, e finalmente a 17 de setembro de 1806 vice-rei da Índia. Entrou a barra de Goa a 27 de maio de 1807, sendo recebido com muito entusiasmo por vir investido na dignidade de vice-rei, que em 1774 fora suprimida pelo marquês de Pombal. Achavam-se ainda em Goa uns trinta mil e tantos soldados ingleses que tinham vindo ocupar a cidade, sob pretexto de a proteger contra as possíveis empresas dos franceses. Contudo, durante o governo de Veiga Cabral, antecessor do conde de Sarzedas, eram os ingleses que governavam. Não sucedeu, porém, assim com o conde, que soube mostrar dignidade e força de carácter. Só a 1 de novembro de 1810 começaram os ingleses a retirar-se, e a 2 de abril de 1813 saiu de Goa o último regimento britânico. O conde de Sarzedas governou a Índia durante nove anos, e entregando o governo ao seu sucessor a 29 de novembro de 1816, retirou-se para o Rio de Janeiro, onde estava a corte, até que faleceu.

 

 

 

 

Genealogia do 5.º conde de Sarzedas
Geneall.pt

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VI, pág. 759.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral