Portugal - Dicionário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > Ao Leitor

AO LEITOR

 

Se o primeiro livro de um povo é o dicionário da sua língua, o segundo deve ser o da sua história. Este é tão essencial como aquele.  Ambos são de uso indispensável e quotidiano.

Porém, juntando à história a corografia, que no presente dicionário constitui a verdadeira  base, mais útil será a obra.

O dicionário histórico Portugal substitui e unifica com a vantagem da sua disposição lexicográfica, um avultadíssimo número de publicações das especialidades de que trata, cuja consulta, nem sempre fácil, é oferecida ao leitor nos seus tópicos mais interessantes.

Para conseguir este fim temos envidado os maiores esforços.

É certo que um grande número das imperfeições, que em geral se notam nos dicionários, são especialmente motivadas por uma colaboração variadíssima.  Os nomes dos numerosos colaboradores, embora colhidos de entre os mais apreciados no meio literário e científico, originam umas diferenças de opinião, de critério e de método, que tornam a obra inferior, pelo menos na sua unidade.  Não há direcção que eficazmente possa obstar a tais defeitos, porque isso reclama muito tempo, grande cautela, a maior atenção e infinita paciência. É forçoso fazer as comparações necessárias e as mais conscienciosas investigações.

No dicionário Portugal procurámos obviar aqueles inconvenientes, confiando-o exclusivamente a dois redactores, cujas faculdades de trabalho nos eram bem conhecidas e penhor de bom desempenho de tal encargo.

Não ocultaremos os embaraços com que os operosos redactores do Portugal têm lutado desde que anuíram em executar o nosso projecto.  Essas dificuldades são as peculiares aos empreendimentos congéneres; já esperadas, não causam desfalecimento.

Dos vastos materiais acumulados por tantos e tão notáveis autores, acerca de Portugal e seus domínios, extraíram directamente e com o maior cuidado os dois redactores vários artigos do presente volume. Uma tarefa de tal magnitude teve a facilitá-la, por um lado os melhores trabalhos similares, sempre com as devidas citações; pelo outro os numerosos estudos históricos, subsídios inéditos e apontamentos dos mesmos redactores, coligidos durante alguns anos e que de há muito nos fizeram conhecer a idoneidade de tais cooperadores.

Quanto ás coisas, homens e instituições modernas, muitas informações se têm recebido, solicitadas ou espontâneas, o que tudo prova bem o interesse que a obra despertou.

Temos hoje o prazer de apresentar o primeiro volume completo do Portugal à apreciação do público, que em grande parte conhece já a obra pelos fascículos distribuídos. Todavia convêm declarar que a não quisemos fazer para eruditos, que poucas novidades decerto aqui encontram, mas sim um dicionário, que embora propriamente de consulta o fosse também de vulgarização.

As ilustrações dão sem dúvida à obra um aspecto novo, sugestivo e pitoresco; não as considerámos apenas um atractivo, tendente a tornar agradável a consulta ou a leitura; constituem elas verdadeiros documentos elucidativos do texto.

Fazendo a edição do presente dicionário julgamos prestar um serviço ao público, que com tanto patriotismo e ilustração nos tem coadjuvado. Não nos poupamos a esforços para corresponder a este honroso favor. Oxalá a obra satisfaça às exigências gerais.

Lisboa, 25 de Março de 1904

João Romano Torres


Transcrito por Manuel Amaral

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume I

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © Manuel Amaral 2000-2010