Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > João Severiano Maciel da Costa, marquês de Queluz
João Severiano Maciel da Costa, marquês de Queluz
João Severiano Maciel da Costa, marquês de Queluz

Queluz (João Severiano Maciel da Costa, marquês de).  

 

n.      [ 27 de dezembro de ] 1769.
f.       
[ 19 de novembro de 1833 ].

 

Bacharel em leis pela Universidade de Coimbra. Nasceu na cidade de Mariana em Minas Gerais, em 1769, faleceu em dezembro de 1834 [de facto em 19 de novembro de 1833]. 

Seguindo a carreira judicial, era desembargador em 1808 quando chegou Brasil a família real portuguesa, por causa da entrada dos franceses em Portugal. Em 1809 mandou o governo português, agora em guerra aberta com a França, tomar a Guiana francesa, que efectivamente nos caiu nas mãos, sendo nomeado governador da nova província brasileira o desembargador Maciel da Costa, que exerceu esse cargo até que, pelo tratado de 1815, tivemos de restituir à França essa sua possessão americana. Em 1821, quando D. João VI regressou à Europa, Maciel da Costa acompanhou-o, mas as cortes não o deixaram desembarcar, e Maciel da Costa teve de voltar para o Brasil, onde foi um dos agentes do império. Prosseguiu na sua vida política, sendo senador e ministro; foi agraciado com o título de visconde, e depois com o de marquês de Queluz. 

Em 1821 publicou em Coimbra o seguinte folhe to: Apologia que dirige à Nação Portuguesa, a fim de se justificar das imputações que lhe fazem homens obscuros, os quais deram causa ao decreto de 8 de junho, e à providencia comunicada no aviso de 11 de julho do corrente ano. Esta exposição justificativa do seu procedimento destinava-se a obter a revogação do decreto das cortes, pelo qual a ele, e a outros que acompanharam D. João VI no seu regresso a Portugal, foi vedada a permanência em Lisboa, impondo-lhes a obrigação de escolherem para residir terras afastadas da capital na distancia de dez ou mais léguas. 

Ainda publicou: Memória sobre a necessidade de abolir a introdução dos escravos africanos no Brasil, sobre o modo e condições com que esta abolição se deve fazer, e sobre os meios de remediar a falta de braços que ela pode ocasionar, Coimbra, 1821.

 

 

 

 

João Severiano Maciel da Costa
Ministério da Fazenda [do Brasil]

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VI, pág. 29.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2012 Manuel Amaral