Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > D. José Maria Gonçalves Zarco da Câmara, 9.º conde Ribeira Grande
Brasão dos condes e marqueses da Ribeira Grande
Brasão dos condes e marqueses da Ribeira Grande

Ribeira Grande (D. José Maria Gonçalves Zarco da Câmara, 9.º conde).

 

n.      3 de novembro de 1843.
f.       15 de dezembro de 1907.

 

Grã-cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, e das seguintes ordens estrangeiras: Vitória, de Inglaterra; Carlos III e Afonso XII, de Espanha, e de Alberto de Saxe; grande oficial da Legião de Honra, de França; comendador de Hoenzollern, e o colar da Ordem de S. Pedro; mordomo-mor da rainha D. Amélia, par do Reino, doutor em ciências políticas e administrativas pela Universidade de Lovaina (Bélgica), etc.

Nasceu a 3 de novembro de 1843, faleceu a 15 de dezembro de 1907. Era filho dos 8.os condes e 1.os marqueses da Ribeira Grande. 

Foi adido à legação portuguesa junto do Vaticano, e par do Reino, por sucessão de seu pai, tomando posse na respectiva câmara na sessão de 17 de janeiro de 1873. Casou duas vezes: a primeira em abril de 1862, com D. Luísa de Sousa Holstein, que faleceu a 9 de fevereiro de 1864, filha dos 2.os duques do Palmela; a segunda, em maio de 1872, com D. Maria Helena de Castro a Lemos, filha de Sebastião do Céu de Castro Lemos, morgado do Covo, e de sua mulher, D. Emília Pamplona de Sousa. O título de conde foi-lhe renovado por decreto de 28 de fevereiro de 1855. O conde da Ribeira Grande foi um dos fidalgos que, com o marquês de Castelo Melhor, de quem era muito amigo, deram maior impulso em Portugal ao desporto hípico a às corridas de touros. É hoje o 10.º conde da Ribeira Grande seu filho, D. Vicente de Paula Gonçalves Zarco da Câmara, casado com D. Maria da Pureza de Vasconcelos e Sousa (Castelo Melhor).

  

 

 

 

 

Genealogia do 9.º conde da Ribeira Grande
Geneall.pt

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VI, pág. 229.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral