Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > André Ribeiro Coutinho

Ribeiro Coutinho (André).

 

n.      
f.       1751.

 

Alcaide-mor de Baçaim. 

Era natural de Lisboa e faleceu no Rio de Janeiro em 1751, sendo filho de Pascoal Ribeiro Coutinho, e neto do antecedente. 

Serviu no exército com o posto de ajudante na guerra da sucessão, embarcando depois, em 1716, na armada que partiu para Corfu e depois passou à Húngria, assistindo à batalha de Belgrado. Regressando a Portugal foi nomeado sargento-mor, para ir ensinar na Índia a disciplina militar da Europa. Partindo para este destino em 1723, depois dali estar alguns anos, voltou ao reino e, em 1735, foi com o posto de tenente-coronel para a colónia do Sacramento na América; tendo sido, por fim, nomeado coronel dum regimento de infantaria do Rio de Janeiro, ali faleceu. 

Escreveu: Protótipo constituído das partes mais essenciais de um general perfeito, delineado em perfeitíssimo governador das armas do Alentejo o sr. Pedro Mascarenhas, Lisboa, 1713; Relação diária da expugnação e rendimento da praça de Bicholim, Lisboa, 1728; O capitão de Infantaria português, com a teórica e pratica das suas funções, assim nas armadas terrestres e navais, como nas praças e corte, Lisboa; 1751; 2 tomos com estampas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VI, pág. 283.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral