Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > Casimiro Rodrigues de Sá
Casimiro Rodrigues de Sá
Casimiro Rodrigues de Sá

Rodrigues de Sá (Casimiro).

 

n.      24 de abril de 1873.
f.       [ 28 de janeiro de 1934 ].

 

Abade de Padornelo.

Nasceu em S. Pedro Fins de Parada a 24 de abril de 1873, sendo filho de António Plácido Rodrigues e de D. Rosa Clara de Sá, pequenos lavradores. 

Depois de ter feito exame de instrução primária no Liceu de Viana, foi frequentar as aulas do seminário de Braga, fazendo nele o curso de preparatórios e o trienal de teologia, concluía em 1894. Dois anos depois foi pároco da freguesia de Vascões, em Paredes de Coura, de cuja escola primária oficial foi também durante três anos professor interino. Foi também prior da freguesia de Parada, e desta passou em 1902 para a de Santa Marinha, de Padornelo, onde se conserva ainda. 

O sr. Casimiro Rodrigues de Sá foi redactor do Jornal de Coura, fundador e director do Clamor do Povo, e colaborou nos semanários Liberdade de Coura, e Voz de Coura, todos publicados na terra da sua naturalidade. Colaborou também com artigos políticos e de combate em correspondências políticas e noticiosas em vários jornais do país, como Melgacense, Valenciano, Palavra, Minho, de Viana, Ecos de Vez, de Arcos de Valdevez; Primeiro de Janeiro, Voz Publica, Povo, de Viana; Defeza, de Gaia; Voz de Ourem, Noticias de Coura e Valença, do Valença, etc. 

Foi presidente da primeira comissão municipal republicana do concelho de Paredes de Coura. Proclamada a republica em 5 de outubro de 1910, foi nomeado administrador do mesmo concelho. O círculo de Viana do Castelo o elegeu seu deputado para as Cortes Constituintes que se reuniram em agosto de 1911.

 

 

 

 

Recordar o Padre Casimiro Rodrigues de Sá
Bernardino Machado

 

 

 

 


Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VI, pág. 380.

105Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral