Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
O Portal da História Dicionário > António Teixeira de Sousa
António Teixeira de Sousa
António Teixeira de Sousa

 

Teixeira de Sousa (António).

 

n.       5 de maio de 1857.
f.        [ 5 de junho de 1917 ].

 

Médico pela Escola Médico Cirúrgica do Porto, deputado, par do Reino, ministro de Estado, presidente do último ministério da monarquia, escritor, etc. Nasceu em Celeiros, do distrito de Vila Real, a 5 de maio de 1857. 

Em 1874 matriculou-se no Liceu de Vila Real, sendo estudante muito aplicado e fazendo com distinção todas os exames daquele curso. Passando à Academia Politécnica do Porto três anos depois, conseguiu ser classificado em todas as cadeiras que frequentou como preparatórios para o curso de medicina. Um ano apenas lhe bastou para este lisonjeiro resultado, pois em 1878 entrava para a Escola Médica do Porto, onde a sua passagem se assinalou por uma série de triunfos, sendo o primeiro aluno desse curso premiado em todas as cadeiras, sendo-lhe conferido, pela primeira vez, o Prémio Macedo Pinto, instituído para o médico mais distinto que saísse daquela Escola. Foi em 1883 que terminou os seus estudos; durante o curso publicou um livro sobre matéria médica, e como dissertação inaugural apresentou um trabalho experimental sobre a inervação do coração, obra considerada como produto de aturado estudo e de lucidíssima dedução. 

No mesmo ano de 1893, foi logo nomeado médico municipal de Valpaços, mas não podendo por mais de um ano resignar-se à estreiteza de limites que esta situação lhe impunha, entrou para o estabelecimento Termal das Pedras Salgadas como director técnico, lugar que ocupou até 1897. Dois anos antes, em 1895, fora nomeado cirurgião ajudante do exército, sendo pelos documentos científicos e literários, que apresentou, classificado como o mais antigo dos trinta médicos que na mesma ocasião foram nomeados. Quase imediatamente foi eleito procurador à Junta Geral do Distrito de Vila Real pelo concelho de Alijó, e como este lugar fosse incompatível com o de médico militar, abandonou o exército no mesmo ano, servindo até à extinção das Juntas Gerais, várias vezes como membro da comissão executiva. Entretanto exercia a clínica termal quer nas Pedras Salgadas quer em Vidago, publicando sobre esse [...]

 

 

 

 

 

António Teixeira de Sousa
Memória da Universidade do Porto

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume VII, págs. 74-76.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2016 Manuel Amaral