Portugal - Dicionário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > M > D. Maria Leopoldina
D. Maria Leopoldina

Imperatriz D. Maria Leopoldina

Maria Leopoldina (D.).

n.    22 de Janeiro de 1797.
f.     11 de Dezembro de 1826.

 

Arquiduquesa de Áustria, e pelo seu casamento com D. Pedro IV rainha de Portugal, e imperatriz do Brasil. O seu nome completo era D. Maria Leopoldina Josefa Carolina. 

N. em Viena de Áustria a 22 de Janeiro de 1797, fal. no Rio de Janeiro a 11 de Dezembro do 1826, sendo segunda filha do imperador Francisco II. 

Foi o 6.º marquês de Marialva, D. Pedro José Joaquim Vito de Meneses Coutinho, o embaixador encarregado por D. João VI de pedir em casamento a arquiduquesa para seu filho, o príncipe D. Pedro de Alcântara, que foi mais tarde D. Pedro IV de Portugal, e I do Brasil. O marquês também teve o encargo de por procuração representar o noivo nos esponsais que se realizaram em 23 de Maio de 1817. A embaixada do marquês de Marialva foi uma das mais sumptuosas que se haviam apresentado até então em Viena de Áustria. O nobre fidalgo tornou-se notável pelo fausto e luxo verdadeiramente extraordinários, em que gastou largamente os dinheiros da sua casa opulentíssima. Em seguida ao casamento, acompanhou a nova princesa do Brasil, a bordo duma esquadra portuguesa que esperava em Leorne para a transportar ao Rio de Janeiro, onde chegou a 5 de Novembro. 

A imperatriz D. Maria Leopoldina era uma gentil e simpática senhora, muito inteligente, instruída e bondosa. Foi casada 9 anos, e teve 6 filhos: 1.º a rainha D. Maria II; 2.­º o príncipe da Beira D. João Carlos, que morreu sem ter completado ainda um ano de idade; 3.º a princesa D. Januária, que casou com o príncipe das Duas Sicílias, e conde de Áquila Luís Carlos de Bourbon; 4.º a princesa D. Paula Mariana, que faleceu com 10 anos incompletos; 5.º, a princesa D. Francisca, que casou com o príncipe de Joinville, Francisco de Orleães; 6.° o príncipe D. Pedro de Alcântara, que foi imperador D. Pedro II do Brasil.

 

 

Transcrito por Manuel Amaral

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume IV, pág. 840.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2010 Manuel Amaral