Contratação dos Marechais do Exército

 

 

1796, Novembro, 26, Viena  

de D. Lourenço de Lima para Luís Pinto de Sousa Coutinho

 

Ofício n.º 51 

Illmo. e Exmo. Senhor

No dia 20 do corrente, recebi, pela via de Londres, o Despacho de V. Ex.ª em data de 9 de Outubro; em que V. Ex.ª me participa as Ordens precisas de Oferecer ao Major General Mack, e ao Coronel  Meerfeld o entrarem ao Serviço de Sua Majestade a Rainha Nossa Senhora que Deus Guarde,  um com a patente de General,  e o segundo com a de Tenente General do Nosso Exército: ratificando-me ao mesmo tempo as Ordens e Instruções dadas a D. João de Almeida, e que ele em parte me comunicou, como tive a honra de participar a V. Ex.ª no [parágrafo] penúltimo do meu Ofício nº 43 em data do 1º de Outubro.  Como em consequência dessas Instruções eu devia  ir sempre de acordo com o Cavaleiro Eden,  Ministro de Inglaterra junto a esta Corte;  logo que recebi as Ordens de V. Ex.ª  Satisfiz  … instância com que ele me perguntava frequentemente se já  as havia recebido, comunicando-lhe o que V.Ex.ª me Ordenava; e imediatamente procurei o Barão de  Thugut,    dantes  prevenido pelo mesmo Ministro,  que em uma não curta conferência, depois de me assegurar,  com muita urbanidade,  os Sentimentos de  amizade, que este  Soberano conservava para a Nossa Real Família que Deus Guarde, e os vivos desejos de dar-lhe gosto, me respondeu … abertura que lhe fiz sobre o consentimento necessário para que estes dois oficiais pudessem passar ao Serviço de Portugal, que, quanto ao  Major [sic] Mack,  ele podia assegurar-lhe,  ainda antes de o participar ao Imperador Seu Amo, que este Soberano nenhuma dúvida antes muito gosto teria em deixá-lo na  Liberdade de  passar ao Serviço da Rainha Nossa Senhora: mas que, quanto ao Coronel Meerfeld,  eu  bem  sabia,  que ele se achava no actual, e efectivo Serviço do Imperador,  onde  geralmente  era  reconhecido  o  Seu préstimo,  e o seu muito distinto merecimento;  sendo por isso muito estimado, tanto de S.A.R. o Arquiduque Carlos, como de Seu Augusto  Irmão, a cujo bom serviço ele se julgava muito útil: e instando eu por uma Resposta mais positiva a este Respeito, o Barão de Thugut me disse, que não se adiantava a dar-ma negativa, antes de ter ocasião de falar a Sua Majestade Imperial, que ainda se acha em Pressburg; mas quanto ao que podia prever pelas razões expostas, ele cria,  que S.M.I. não poderia ceder a nenhum outro serviço um Oficial,  reputado tão hábil,  e necessário como Meerfeld;  que [no] entanto ele me pro//metia  uma Resposta mais decisiva,  Logo que a pudesse Receber imediatamente de S.M.I.

Facilitou-me porém tudo o que dependesse dele para se efectuar a Traitativa [?] com o Major General Mack:  e como este se acha retirado em Morávia, onde vive tranquilo no Seio da sua Família, lhe escrevi,   anunciando-lhe as Intenções de Sua  Majestade Fidelíssima, de o receber ao Seu Serviço, dando-lhe a Patente de General de Infantaria; e pedindo-lhe, que em resposta, a mais breve possível, me anunciasse as condições,  que ele poria a um tal Ajuste, que eu estava plenamente autorizado para tratar e concluir com ele: não devendo ele duvidar do consentimento, e Licença do Seu Soberano, que eu me lisonjeava, que se lhe não negaria.

2.  Eis aqui os passos que me foi possível dar nestes cinco dias a este respeito,  em consequência das ordens de V. Ex.ª como elas confirmam em parte as Instruções, que me comunicou D. João de Almeida, para ver,  se podiam achar outros Oficiais hábeis, tanto para o posto de Quartel Mestre General, como para pôr … testa dos Engenheiros, e do Corpo da Artilharia; eu não tenho perdido tempo em  informar-me dos poucos,  que neste momento reúnem as difíceis circunstâncias de serem verdadeiramente hábeis, e de não estarem empregados efectivamente no serviço ou destes, ou de algum outro Soberano.  Na Carta que escrevi ao Major [sic] Mack,  também para lhe facilitar a entrada ao Nosso Serviço,  onde poderia achar todas as Disposições favoráveis, lhe pedia, que, sendo útil ao bom  serviço de Sua Majestade Fidelíssima a aquisição de alguns outros Oficiais, capazes dos Empregos indicados, ele, como conhecedor, quisesse sugerir-me aqueles,  a quem eu podia convidar com esperança de Obter esta vantagem para o serviço da mesma Soberana;  e também sobre este Artigo espero resposta; que poder pelo menos iluminar-me sobre as circunstâncias daqueles, que eu, por outros meios podia ter em vista: mas com estes não me atreverei a adiantar alguma Proposição, ou Traitativa [?], antes de receber a Resposta de V. Ex.ª ao mencionado Ofício do 1.º de Outubro.

(...)

Fonte:
ANTT,
Ministério dos Negócios Estrangeiros, caixa 526, doc.60.

Contratação dos Marechais do Exército
O Comando | A Cavalaria | A Infantaria | A Artilharia | A Engenharia | Os Serviços | As Milícias | As Ordenanças
Os Oficiais | Uniformes | Bandeiras | O Equipamento | As Campanhas
Novidades | Apresentação | Bibliografia | Apêndices
regresso à página principal
© Manuel Amaral