|
Novidades
|
|
15 de Novembro de 2009 Disponibilizei na secção Artigos, um texto escrito por mim e publicado este ano analisando os acontecimentos de 1808: O Exército Português e o início da Guerra Peninsular. Na secção Ordenanças, continuo a apresentar as companhias de Ordenança do Governo das Armas de Trás-os-Montes
|
Agosto Reorganizei e acrescentei a secção sobre a Guerra de 1801. Disponibilizei alguns artigos que publiquei sobre História da época de finais do Antigo Regime - 1793 / 1823.
|
13 de Julho de 2009:
Na secção «Ordenanças» continuei a introduzir dados agora sobre as Ordenanças do Porto.
|
13 de Junho de 2009:
Na secção «Ordenanças» comecei a introduzir dados sobre as Ordenanças do Minho. Até agora estão introduzidas 29 fichas de capitanias - mores, francas e independentes.
|
24 de Setembro de 2007:
Na secção «Legislação» publiquei o Regimento dos Capitães-Mores de 10 de Dezembro de 1570, a Provisão sobre as Ordenanças de 15 de Maio de 1574, e o Alvará de criação dos Regimentos de Milícias de 7 de Agosto de 1796 Na secção «Biografias» coloquei as biografias de Luís do Rego Barreto e de Dudley St. Leger Hill, comandantes de Batalhões de Caçadores durante a Guerra Peninsular.
|
30 de Novembro de 2004:
Criei uma nova área - «Artigos» - onde publicarei os meus artigos publicados, e alguns não-publicados; Aumentei muito significativamente o número de documentos da «Correspondência de Napoleão», no período compreendido entre 1803 e 1808. Disponibilizei a biografia de Nuno Fernandes Freire de Andrade, o irmão mais novo de Bernardim Freire de Andrade, e a do Marquês do Alvito, o primeiro Marechal do Exército português, promovido em 5 de Abril do 1762.
|
8 de Março de 2004:
Acabei a biografia de Gomes Freire de Andrade. Escrevi as três primeiras partes sobre as Campanhas no Brasil do Exército português. Escrevi uma página sobre as bandeiras militares portuguesas, desde o século XVI até 1806.
|
14 de Março de 2003:
Acrescentei as fichas de todos os regimentos de Milícias existentes até 1807 e as dos criados em 21 de Outubro de 1807, com a grande reforma das Milícias e Ordenanças, que só foram postas em prática em 1808, após a saída do exército francês de Junot de Portugal.
|
15 de Agosto de 2002:
Houve mudanças nas fichas dos vários regimentos de cavalaria, sobretudo no que diz respeito aos comandantes. Acrescentei uma primeira versão das ordens de batalha dos exércitos do Sul e do Norte, organizados durante a Guerra de 1801. A ordem de batalha do Exército do Norte está praticamente completa, faltando os nomes dos funcionários responsáveis pelos vários serviços. A ordem de batalha do Exército do Sul está ainda no começo, reflectindo a organização em princípios de Maio de 1801. Nas Biografias acrescentei a do general francês Aboville, director do parque de artilharia do corpo da Gironda; a do general Barão de Alverca, general que participou na campanha de Trás-os-Montes de 1801; conclui a do general inglês Anstruther, que participou na campanha de 1808 e morreu de exaustão antes da batalha da Corunha; a do general Dias Azedo, primeiro comandante-geral do Corpo de Engenheiros; conclui a do 5.º duque do Cadaval, que comandou um destacamento independente no Exército estacionado no Minho; a do general Prost, chefe do estado-maior da artilharia do corpo da Gironda; a de Francisco da Cunha Menezes, que esteve presente no Exército do Norte, sendo mesmo o seu Quartel-Mestre General após a ida de Gomes Freire de Andrade para Coimbra em Agosto de 1801; conclui a do general espanhol Solano; a do general Taranco, que dirigiu a invasão do Minho em 1807; a do general francês Foy, oficial que esteve presente nas três invasões franceses, e que escreveu uma História da guerra da Península. Na Legislação acrescentei um Aviso sobre a Admissão de Cadetes de 1815. Nos Documentos conclui as Instruções para o Marquês de la Rosière, acrescentei o Estado do Regimento de Infantaria de Chaves, de 3 de Junho de 1801, antes da sua participação na invasão da Galiza sob as ordens de Gomes Freire de Andrade; comecei a publicar a Relação das Operações do Exército da Província de Trás-os-Montes na Galiza nos primeiros dias de Junho de 1801. Comecei a publicar os documentos referentes a Portugal da «Correspondência de Napoleão I.º», obra publicada por ordem de Napoleão III, em França, a partir de 1860. Estão em francês, mas espero que serviam para os investigadores e estudantes deste período. Neste primeira fase de publicação, os documentos serão divididos em três períodos. De 1795 a 1799, quando era general; de 1799 a 1804, enquanto foi Primeiro Cônsul e de 1804 a 1815, quando foi Imperador. Os primeiros documentos, 42 ao todo, referem-se à preparação da Guerra de 1801 e às negociações do Tratado de Neutralidade de 1803. Os posteriores a 1804 abordam a preparação da invasão de Novembro de 1807.
|
15 de Abril de 2002:
Não tem havido muitas novidades devido à realização de outras tarefas, mas as últimas novidades são: Acrescentei um artigo sobre a Guarda Real de Polícia, criada por decreto de 1801 e organizada em 1802; Na secção sobre Uniformes escrevi a Introdução, falando da evolução dos uniformes durante o século XVIII; e comecei a escrever a parte sobre o novo plano de uniformes de 1806, tentando mostrar as influências. Publiquei dois artigos interessantes publicados no jornal «Minerva Lusitana», editado em Coimbra durante o período de revolta contra a ocupação francesa. - o primeiro refere-se ao ataque à coluna comandada pelo general Loison, que de Almeida se dirigia para ocupar o Porto, e que foi atacado pelas forças militares portuguesas em Trás-os-Montes, - e o segundo descreve a saída de Lisboa de um grupo importante de tropas da Guarda Real de Polícia, em direcção ao exército português que de Coimbra acompanhava o exército britânico com a intenção de expulsar os franceses de Portugal.
|
15 de Outubro de 2001 Não havendo novidades no lançamento, porque tudo é novidade, faço um levantamento do que está feito até agora: Roteiro: A secção mais adiantada é a referente às Ordenanças. Os temas mais adiantados são as histórias regimentais. Todos os regimentos de infantaria, cavalaria e artilharia tem fichas muito completas. Os primeiros seis batalhões de caçadores também já tem fichas realizadas. A secção sobre os uniformes também já tem alguma informação.
|