Portugal - Dicionário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

 

Peculiar (D. João).

 

n.       [ c. 1100 ]
f.        3 de dezembro de 1175.

 

Nasceu em Coimbra, e faleceu em Braga, a 3 de dezembro de 1175. Era filho de Cristóvão João e de D. Maria Rabaldis, senhora da vila de Murtede.

Estudou em Coimbra, e foi depois para a Universidade de Paris. Edificou um oratório na vila de Lafões, onde se recolheu com alguns sacerdotes praticando exercícios religiosos. Foi depois mestre-escola da catedral de Coimbra, e sendo ali arcediago D. Telo, o acompanhou a Roma para implorar de Inocêncio II, que o instituto dos cónegos regulares de Santo Agostinho fosse restituído à sua primitiva observância. Conseguindo a sua pretensão com muitos privilégios e indultos para o real convento de Santa Cruz de Coimbra, voltaram ambos de Roma em Junho de 1135. D. João Peculiar foi depois eleito bispo do Porto em 1135, passando à cadeira arquiepiscopal de Braga e primaz das Espanhas, em 1139, indo outra vez a Roma para receber o palio, que o mesmo pontífice lhe entregou, ordenando-lhe que assistisse ao concilio Lateranense II, que naquele tempo se celebrava. Regressando a Braga foi recebido com as maiores demonstrações de respeito e de júbilo.

O arcebispo primaz de Braga D. João Peculiar foi quem coroou D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal nas cortes celebradas em Lamego; assistiu à conquista de Lisboa em 1147, acompanhando sempre o novo rei; foi quem benzeu a mesquita-mor dos mouros tornada templo cristão e sagrou o primeiro bispo, D Gilberto, varão inglês de notória virtude, que foi preferido a todos os outros, por ser considerado o mais digno dos estrangeiros que ajudaram D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa. O novo rei assistiu à sagração, e terminada a cerimónia D. Gilberto fez juramento de obediência ao arcebispo D. João Peculiar como primaz das Espanhas. O arcebispo foi sepultado na sé de Braga. Havia-se relacionado intimamente em Roma com o doutor da Igreja S. Bernardo, com quem entretinha afectuosa correspondência. Por sua morte deixou manuscritas muitas dessas cartas em latim.

 

 

 

 

Discurso de D. João Peculiar, arcebispo de Braga, em Lisboa em 30 de junho de 1147
O Portal da História

D. João Peculiar (1100? - Braga, 3 de dezembro de 1175)
O Portal da História

João Peculiar, D.
Rota do Românico

 

 

 

 

 

 

Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico,
Volume V, pág
. 478.

Edição em papel © 1904-1915 João Romano Torres - Editor
Edição electrónica © 2000-2015 Manuel Amaral